Orientação sobre os estágios durante a pandemia de Covid-19

Prezados estagiários e prezadas estagiárias,
Em função da nossa atual conjuntura, algumas questões estão sendo levantadas. Para facilitar a comunicação, elaboramos esse pequeno guia com perguntas e respostas. Qualquer outra dúvida, não hesite em nos contatar pelo e-mail evanildagodoi@ufv.br.

Evanilda Godoi
Coordenadora do LPJ e presidente da Comissão de Estágio

1) O estágio realizado durante o período em que a UFV está com o semestre letivo 2020/1 suspenso ainda é válido como regular?

Sim. Como o semestre letivo está suspenso, as horas de estágio realizadas no período serão contabilizadas para integralização de horas nas disciplinas de estágio supervisionado obrigatório ou optativo, já matriculadas.

2) Cumprido o período exigido pela disciplina, eu teria que continuar no estágio até o fim do semestre letivo ou poderia encerrar minhas atividades antes mesmo de findar o semestre?

Para fins de integralização das horas nas disciplinas de estágio matriculadas, uma vez cumpridas as horas requeridas pela disciplina (240 horas para as disciplinas de estágio obrigatório e 120 horas para as disciplinas de estágio optativo), o/a discente não necessitaria permanecer no estágio, podendo encerrar suas atividades se assim o desejar.

3) Caso a UFV decida por cancelar o semestre, as horas de estágio realizadas durante este período ainda irão servir para cumprimento da disciplina de estágio?

Sim. Caso o semestre venha a ser cancelado (o que por hora está totalmente descartado), as horas de estágio do período compreendido entre mar/2020 e jul/2020 serão consideradas para fins de integralização de horas nas disciplinas em que o/a discente estava matriculado. Nesse caso, o/a discente efetivará nova matrícula na disciplina apenas para integralizar as horas que já estagiou.

4) Eu não consegui registrar meu Termo de Compromisso de Estágio antes da suspensão das atividades presenciais na UFV. Como devo proceder?

Você poderá encaminhar os documentos eletronicamente ao SEST em arquivos PDF e com as assinaturas devidas. Após análise do SEST, os processos serão encaminhados à PEC para assinatura final. A PEC irá dar andamento apenas a processos encaminhados pelo SEST.
Todos os documentos do processo devem estar em apenas um arquivo PDF.  Após o retorno à normalidade das atividades na UFV, o SEST solicitará a assinatura física dos documentos.

ATENÇÃO: O SEST fará o registro do estágio desde que as atividades previstas não contrariem as resoluções da UFV e os decretos da Prefeitura Municipal de Viçosa (ou municípios onde o estágio será realizado) sobre a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19.

5) Eu preciso renovar meu Plano de Trabalho, como proceder?

Você deverá proceder da mesma forma como orientado na pergunta 4.

6) Como faço para colher a assinatura no Departamento?

Os Planos de Trabalho ou Termos de Compromisso de Estágio podem ser enviados para o e-mail evanildagodoi@ufv.br. A professora os assinará e devolverá eletronicamente.

7) Quando devo entregar os documentos comprobatórios de meu estágio para avaliação nas disciplinas de estágio supervisionado?

Os documentos para avaliação, nos termos do art. 3º da Resolução nº 1, de 07 de julho de 2018, do Laboratório de Prática Jurídica, deverão ser entregues quando o semestre letivo 2020/1 for retomado, em data a ser amplamente divulgada pela Comissão de Estágio.

Lembre-se de consultar as orientações sobre estágio na página do DPD (https://www.dpd.ufv.br/?page_id=5866).