Seminários Públicos de Pesquisa DPD/UFV

Cartaz Seminários

Atenção Comunidade Acadêmica do Direito UFV,

Venho, em nome de todos os professores membros da Comissão de Pesquisa do Departamento de Direito, que atualmente presido, convidar todos e todas a participarem e assistirem os Seminários Públicos de Pesquisa, uma atividade desenvolvida no âmbito da disciplina DIR498 – Oficina de Metodologia e Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, pelos discentes nela matriculados.

Mais que uma atividade vinculada àquela disciplina, os Seminários Públicos de Pesquisa foram concebidos para serem espaços de compartilhamento das pesquisas conduzidas pelos discentes, com fins ao aprimoramento metodológico das pesquisas de  TCC do Departamento de Direito.

Aprimoramento que será possível graças também à participação de uma Comissão Avaliadora composta de 2 professores do Departamento Direito pertencentes ao mesmo núcleo em que se encontram registradas as pesquisas de TCC a serem apresentadas.

Além disso, como são públicos, por meio da participação ampliada de toda comunidade acadêmica, também são resultados esperados o estímulo e o fomento da cultura de pesquisa entre todos os discentes e docentes do curso de Direito da UFV.Os seminários ocorrerão por Núcleos de Ensino do Departamento de Direito sendo, no total:
a) 4 seminários entre os discentes com pesquisas registradas no Núcleo de Formação Humanística e Interdisciplinar;
b) 4, no Núcleo de Poder Público, Estado e Ordem Internacional;
c) 4, no Núcleo de Cidadania, Sociedade e Trabalho; e
d) 4, no Núcleo de Processo, Jurisdição e Acesso à Justiça.

Os dias, horários e as salas específicas de cada um dos Seminários está publicado no site do Departamento de Direito. No geral, eles ocorrerão a partir do dia 08/05/2018, de segunda a quinta-feira, no horário das 20:30 a 22:00, sempre no Pavilhão de Aulas I (PVA).

Em relação às inscrições e ao pagamento de taxas, os discentes do Direito não matriculados na disciplina DIR 498 – Oficina de Metodologia de Pesquisa e Projeto de TCC, assim como todos interessados externos ao Curso (como discentes e docentes de outros Cursos de Graduação ou da Pós-Graduação da UFV e profissionais do Direito em geral), que estiverem interessados em obter certificado de participação nos Seminários, deverão se inscrever previamente na Secretaria do Departamento de Direito da UFV. No ato da inscrição, será cobrada uma taxa para emissão do certificado, no valor de R$5,00.

As inscrições poderão ser feitas a partir da segunda-feira próxima (dia 07/05/2018) até o dia 11/06/2018 (dia do último Seminário Público de Pesquisa). Tanto a inscrição será feita uma única vez, como a taxa será cobrada uma única vez, e permitirá a participação em quaisquer dos Seminários (a relação completa dos dias e das pesquisas a serem apresentadas está disponível no site do Departamento de Direito da UFV).

Porém, os interessados em participar sem a emissão de certificados não precisam se inscrever, nem pagar a referida taxa.

Os discentes matriculados na disciplina DIR 498 não precisam se inscrever para participar dos Seminários Públicos de Pesquisa. Mas, se quiserem receber certificados pela sua participação, deverão recolher a taxa para emissão dos mesmos junto à Secretaria do Departamento de Direito, a qualquer tempo durante o período de realização dos Seminários.

Aguardamos todos e todas!

Instruções para os Seminários Públicos de Pesquisa

Programação dos Seminários Públicos de Pesquisa