Seminário “Saúde Mental da População Negra”

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB Viçosa e o Programa de Extensão Universitária Redemoinhos realizam na próxima segunda-feira, 19 de Junho, às 14 horas, o seminário “Saúde Mental da População Negra”, na sala 6 do CEE/UFV. O seminário será desenvolvido pelas psicólogas Claudina Damasceno e Shenia Karlsson, do projeto Papo Preta do Rio de Janeiro, que realizam uma abordagem da psicologia relacionada à questão racial.

Sobre as convidadas:

Claudina Damasceno
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Pós-graduanda em gênero, sexualidade e direitos humanos na FIOCRUZ. Cursando Psicologia e Relações Raciais no Instituo AMMA Psique e Negritude de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa “Corporalidade” (sendo uma das temáticas o estudo da representatividade social e cabelo étnico) no Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Participou do LeÁfrica – Laboratório de Estudos da África da UFRJ.

Shenia Karlsson
Psicóloga Clínica, pós-graduada pela PUC-Rio. Terapeuta sistêmica de família, casal e de casais homoafetivos. Trabalhou como psicóloga na Casa Francisco de Assis, atendendo famílias da creche social Santa Clara. Membro participante do Laboratório de Experiências Feministas Negras: Das Vidas às Teorias na ONG Casa das Pretas. Psicóloga e Pesquisadora na Prefeitura do Rio de Janeiro – Colônia Juliano Moreira no programa de Moradias Terapêuticas.

CARTAZ SEMINÁRIO