Seleção de alunos para participação no projeto de pesquisa em ensino

EDITAL N. 01/2016/DPD

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO: “O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM JURÍDICA POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE DEBATES”

1. DO PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO:

Título do Projeto de Pesquisa em Ensino: “O ensino e a aprendizagem da Linguagem Jurídica por meio da realização de Debates”

Resumo: O presente Projeto de Pesquisa em Ensino visa produzir estudos sobre os impactos no processo de ensino e aprendizagem da linguagem jurídica produzidos pela realização de debates entre os alunos do 3º Período do Curso de Graduação em Direito. Além disso, visa desenvolver ações tendentes à organização e ao fomento do 1º Campeonato de Debates Jurídicos da UFV, a ser realizado no primeiro semestre letivo de 2017, como parte da avaliação de desempenho dos alunos matriculados na disciplina obrigatória “Oficina de Linguagem Jurídica”, a ser ministrada pela Coordenadora do presente Projeto de Pesquisa em Ensino.

Início das atividades relacionadas ao Projeto de Pesquisa em Ensino: início do segundo semestre letivo de 2016

Término previsto para as atividades relacionadas ao Projeto de Pesquisa em Ensino: término do segundo semestre letivo de 2017

Vagas: 3 (três), sendo 1 (uma) delas com possibilidade de recebimento de bolsa no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), caso o presente Projeto seja selecionado pelo Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes (Funarben). Os três alunos selecionados poderão se matricular na disciplina “Oficina de Linguagem Jurídica”, de 2 (dois) créditos, que, para eles, funcionará como disciplina optativa.

2. DA POSSIBILIDADE DE PAGAMENTO DE BOLSA:

A presente seleção visa selecionar os 3 (três) alunos participantes do presente Projeto de Pesquisa em Ensino, cujas atividades terão início e término nas datas indicadas no item 1 acima. Caso o Projeto seja selecionado pelo Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes (Funarben), o aluno primeiro colocado na presente seleção será indicado como bolsista.

3. DOS REQUISITOS PARA SE SUBMETER À PRESENTE SELEÇÃO:

• Estar regularmente matriculado no Curso de Graduação em Direito da UFV;

• Estar cursando o 5º ou o 7º Períodos do Curso de Graduação em Direito da UFV;

• Possuir coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 60%;

• Possibilidade de dedicação às atividades previstas para o Projeto de Pesquisa em Ensino em regime de 20 (vinte) horas semanais, para o possível aluno bolsista, e de 10 (dez) horas semanais, para os alunos voluntários.

4. DAS INCRIÇÕES PARA A PRESENTE SELEÇÃO:

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria da Graduação, situada no Departamento de Direito, no prazo previsto no item 7, das 8:30h às 11:30h e das 14:00h às 17:30h, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

5. DA FORMA E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

A seleção do(s) aluno(s) inscrito(s) será realizada na data prevista no item 7, nas dependências do Departamento de Direito, a partir das 14:00h e consistirá em:

• Análise do Curriculum Vitae apresentado quando da inscrição (classificatório)

• Entrevista com a Coordenadora do Projeto de Pesquisa em Ensino (eliminatório)

6. DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES PELO ALUNO SELECIONADO COMO POSSÍVEL BOLSISTA:

Para fins de submissão do Projeto de Pesquisa em Ensino ao Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes (Funarben), nos termos do Edital de Seleção n. 014/2016/PRE/UFV, o aluno selecionado como possível bolsista, na data prevista no item 7 e em horário oportuna e previamente combinado com a Coordenadora, deverá apresentar os segundos documentos:

• Documentos de identificação pessoal: Identidade e CPF

• Dados bancários: cópia frente do cartão

7. CRONOGRAMA:

PERÍODO

Divulgação do Edital

17/05/2016

Inscrições na Secretaria da Graduação

18/05/2016 a 25/05/2016

Seleção dos alunos

30/05/2016

Divulgação do resultado da seleção

(não caberá recurso)

30/05/2016, após a realização da(s) entrevista(s)

Entrega dos documentos do aluno selecionado como possível bolsista

31/05/2016

Viçosa, 17 de Maio de 2016.

Roberta Freitas Guerra

Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail robertaguerra@ufv.br.