Seleção Bolsista PIBIC/CNPq 2018-2019 – Projeto: Matrizes do Pensamento Jurídico Brasileiro

Projeto: Matrizes do Pensamento Jurídico Brasileiro

Orientador: Prof. Dr. Luiz Filipe Araújo

Apresentação do Projeto: Uma breve análise das obras jurídicas nacionais demonstra a desvalorização daquilo que foi criado nas disciplinas e reflexões fundamentais do direito pelos juristas brasileiros. Se essa análise for transposta para as bibliografias utilizadas nos cursos jurídicos, independentemente se públicos ou privados, há uma opção por obras mais superficiais, menos históricas, portanto menos problemáticas sobre as causas e soluções para questões centrais para o direito brasileiro. Por outro lado, há um completo desconhecimento sobre a própria formação da tradição jurídica brasileira. Muitas vezes o que leva a uma pesquisa na dogmática descontextualizada de um horizonte histórico crítico, que permite anacronismos variados.

Fase do Projeto: A Retórica Jurídica no Brasil

Critérios de Seleção:
1 – Coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 76,2% no período de 2017-2;
2 – Arguição e entrevista de caráter eliminatório e classificatório sobre o perfil acadêmico e questionamento a partir do texto de João Maurício Adeodato “As retóricas na história das ideias jurídicas no Brasil – originalidade e continuidade como questões de um pensamento periférico”.

ADEODATO, João Maurício. As retóricas na história das ideias jurídicas no Brasil: originalidade e continuidade como questões de um pensamento periférico. Revista da ESMAPE, p. 243–278, 2009.

Data: 3 de julho às 16:00

Local: Departamento de Direito

Resultado: logo após as entrevistas.

Observações Finais:
– Documentação a ser entregue entre o dia 4 e 12 de julho.
– Início das Atividades: agosto de 2018
– Os discentes classificados, porém não indicados para a bolsa, poderão ser convidados a participar do projeto como pesquisador voluntário.

Prof. Dr. Luiz Filipe Araújo
Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa