Programa Helmut Schmidt – Bolsas para cursos de Master na área de Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha

Por meio do Programa Helmut Schmidt, o DAAD concede bolsas para oito cursos de Master na área de Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha. Em 2019, as inscrições estarão abertas de 01/06 a 31/07 para jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. O principal objetivo do programa é a formação de líderes e profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Nesse contexto, buscam-se jovens com forte engajamento social e político.

Os detalhes sobre benefícios, requisitos e documentação para inscrição também estão resumidos neste documento em português.

Local

Hertie School of Governance, Berlin; Universität Duisburg-Essen; Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt; Leuphana Universität Lüneburg; Hochschule Osnabrück: Management in Non-Profit Organisations; Universität Osnabrück; Universität Passau; Universität Potsdam.

Período de Inscrição

De 01/06 a 31/07/2019

Idioma do Programa

Alemão ou inglês.

Bolsa mensal de EUR 850,00;
Seguro-saúde;
Auxílio para passagem aérea de EUR 1.550,00 (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade da bolsa);
Adicional para cônjugese/ou filhos, quando aplicável;
Curso preparatório de alemão de seis meses na Alemanha(iniciando em abril de 2020).

Graduação na área concluída até o momento da candidatura;
Rendimento acadêmico excelente;
Engajamento social e político;
Detalhamento da motivação pessoal e profissional para o projeto de estudos na Alemanha e do benefício esperado ao retornar para o país de origem;
Conhecimentos de inglês ou alemão.
Observações: 1.No momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. 2.O último título acadêmico (graduação) não pode ter sido obtido há mais de seis anos. 3.Cada curso tem requisitos específicos que devem ser verificados e preenchidos pelos candidatos.

Inscrições

É possível se candidatar a até dois cursos.  As inscrições devem ser enviadas para a(s) universidade(s) escolhida(s) através dos contatos disponíveis no edital do programa (em inglês).

DAAD Escritório Regional Rio de Janeiro
Internet: www.daad.org.br