Professores do DPD lançam obras em Filosofia do Direito

Os professores Luiz Filipe Araújo e Paulo César Pinto de Oliveira do Departamento de Direito realizam o lançamento conjunto de duas obras em Filosofia do Direito decorrentes de seus trabalhos doutorais realizados na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG).

O lançamento online ocorrerá com mediação do Prof. Marco Antonio Casanova da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no canal do YouTube “Razão Cega, Faca Amolada”.
Data e Horário: 15 de Junho a partir das 19h.

Nietzsche e a Justiça para Além da Ideia

Luiz Filipe Araújo

Tradicionalmente a Filosofia do Direito se volta para as pretensões e para os valores sobre uma ideia de justiça, para o pensamento moderno em especial a liberdade, a igualdade ou a dignidade humana. Mesmo que sejam pretensões legítimas, não representam mais que uma parte da complexa teia de problemas sobre a justiça e a normatividade. Por isso, a obra se preocupa com um outro lado justiça, as suas tensões com a vingança, o ressentimento e o niilismo.

imagem

Filosofia do Direito e Hermenêutica Filosófica

Paulo César Pinto de Oliveira

Se a Hermenêutica Filosófica tem por meta e por pretensão detectar a universalidade do fenômeno compreensivo, ao direito também poderiam ser estendidos os reflexos da obra de Hans-Georg Gadamer. Contudo, tradicionalmente, a Hermenêutica Filosófica vem sendo recepcionada no interior da tradição jurídica como um modo refinado de se interpretarem e de se aplicarem textos. É justamente contra esse modo recorrente de se pensar a Hermenêutica Filosófica que a obra em questão se desenvolve.

imagem

As obras podem ser adquiridas com desconto do evento no site da Editora Via Verita nos links:

(Fonte: Luiz Filipe Araújo)