Processo Seletivo – Projeto de Extensão Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP)

1. DA AJUP:

A ideia de AJUPs surgiu de um contexto de luta contra a repressão dos governos militares latino-americanos, pode ser entendida como uma atuação jurídica desenvolvida pelos vários atuantes da área, almejando a realização de ações que facilitem acesso à justiça com elementos como educação popular em direitos humanos, organização comunitária e participação popular de grupos ou movimentos sociais. No contexto da AJUP – UFV, buscamos assessorar as comunidades próximas que eventualmente se encontrem em necessidade de um suporte jurídico, além da formação humanística, crítica e interdisciplinar dos membros do projeto e demais interessado. Entre 2012 e 2013 a AJUP – UFV trabalhou junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens para elencar e informar tanto aos atingidos quanto à sociedade os direitos fundamentais afetados pela atividade mineradora. Em 2015, iniciou-se trabalhos em uma comunidade do município de Viçosa, chamada Buieié, reconhecida como remanescente quilombola. Nessa comunidade visa-se, em sua assessoria, empoderar os moradores para uma vida consciente acerca de seus direitos. Existem demandas diversas, como a necessidade de iluminação das vias públicas, a redução da violência contra a mulher, o empoderamento negro, o empoderamento feminino, o incentivo à escolaridade, planejamento familiar, acesso à diversas manifestações culturais como opção de lazer, maior publicidade das decisões na associação comunitária. Embora seja um projeto do Curso de Direito, a interdisciplinariedade passou a ser necessária devido a amplitude das demandas, de forma que serão aceitos estudantes de todos os cursos de graduação, que exercerão atividades afins às suas áreas de conhecimento.

Início das atividades relacionadas ao projeto de extensão: 06/08/2018

2. DOS REQUISITOS PARA SE SUBMETER À PRESENTE SELEÇÃO:

Estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFV;

Possibilidade de dedicação às reuniões quinzenais aos finais de semana;

Possibilidade de deslocamento para a zona rural de Viçosa-MG, em pelo menos um Domingo por mês.

3. DAS INSCRIÇÕES PARA A PRESENTE SELEÇÃO:

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria da Graduação, situada no Departamento de Direito, até o dia 19 de junho de 2018, das 8:30h às 11:30h e das 14:00h às 17:30h, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

Ficha de Inscrição preenchida (clique aqui para baixar);

Carta de Motivação de elaboração livre relatando, por exemplo, atividades já desenvolvidas em projetos de pesquisa e de extensão, motivos pelos quais se interessa pelo projeto, objetivos que pretende alcançar participando, etc.

4. DA FORMA E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

A seleção do(s) aluno(s) inscrito(s) será realizada a partir do dia 20/06/2018, nas dependências do Departamento de Direito, a partir das 08:00h e consistirá em:

Entrevista com o professor coordenador do Projeto de Extensão e atuais membros da AJUP (eliminatório) – horário: das 08:00 ao meio-dia e das 14:00 às 18 horas, a depender da disponibilidade do candidato;

Análise da carta de motivação apresentada quando da inscrição (classificatório).

5. CRONOGRAMA:

PERÍODO

Divulgação do Edital

08/06/2018 a 15/06/2018

Inscrições na Secretaria da Graduação

13/06/2018 a 19/06/2018

Seleção dos alunos

20/06/2018 a 22/06/2018

Divulgação do resultado da seleção (não caberá recurso)

25/06/2018

DAVI AUGUSTO SANTANA DE LELIS