Oportunidade de Participação Voluntária em Projeto – Conciliação e Mediação de Conflitos

O projeto CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: solucionando os conflitos por meio de métodos autocompositivos no Posto de Atendimento Pré-processual (PAPRE-UFV), da Universidade Federal de Viçosa/MG, está selecionando voluntários, nos termos deste edital.

O projeto é uma proposta extensionista, iniciada em junho de 2018, que surgiu de uma parceria com o Cejusc-Viçosa e o Departamento de Direito, em que se pretendia fazer funcionar, no Laboratório de Prática Jurídica da UFV, um posto de atendimento pré-processual (PAPRE) do Cejusc.

A inauguração do Papre UFV ocorreu em 2019 e, desde então, o projeto de extensão transformou seus objetivos, pois que passaram a ser realizadas, no LPJ, audiências de conciliação e mediação extraprocessuais tanto da comunidade envolvida pela Comarca de Viçosa, quanto os conflitos dos alojamentos da UFV.

Com a Pandemia de Covid-19, o projeto teve suas atividades suspensas e, agora, ainda na Pandemia, mas com um cenário mais favorável, a proposta é retomar os atendimentos em três eixos: a reativação do funcionamento do Papre-UFV, a capacitação de uma nova equipe de conciliadores e a realização de oficinas prático-teóricas sobre conciliação, mediação e negociação de conflitos, juntamente com os mediadores judiciais.

Data Limite para Inscrições

25 de março de 2022.

Elegibilidade

Considerando a necessidade de formação para consecução dos objetivos do projeto, serão disponibilizadas 15 vagas para alunos dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Cooperativismo e Serviço Social que já tenham cursado ao menos 01 ano do curso em que está matriculado.

Forma de Solicitação

As inscrições no Projeto de Extensão podem ser realizadas através do e-mail: papre.ufv@ufv.br

a) no assunto do e-mail deverá estar escrito Projeto de Extensão;
b) no corpo do texto deverá conter nome completo e numero de matricula;
c) anexar Histórico Escolar atualizado;
d) anexar uma carta de motivação, em formato pdf, dizendo das razões pessoais e acadêmicas em razão das quais você pretende participar do projeto de extensão;
e) anexar o currículo do ou da estudante em pdf.

A inscrição do aluno implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

Fonte: Débora Fernandes Pessoa madeira