Oferta de disciplina optativa – CIS415 – Sociologia Política do Brasil Contemporâneo

Departamento de Ciências Sociais
Prof Dr. Diogo Tourino
Prof. Dr. Victor Mourão

A disciplina pode ser realizada pelos alunos do curso de Direito como disciplina facultativa que será convertida em disciplina optativa. Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com o coordenador de curso, Prof. Luiz Filipe.

“O objetivo do curso é discutir as transformações ocorridas na política e na sociedade no Brasil contemporâneo, mobilizando, por um lado, alguns tópicos em sociologia política proveitosos para o entendimento do país, e, por outro, reflexões produzidas acerca da conjuntura, que manifestam, de alguma forma, a pretensão de organizar o entendimento e dirigir o rumo dos acontecimentos. Para tanto, o recorte proposto é o Brasil do início do século XXI, que encontra na chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República um substantivo momento de inflexão sobre a trajetória e o sentido do país. O curso está, assim, dividido em quarto unidades: (1) na primeira parte, serão discutidos alguns estudos exemplares em sociologia política, com o propósito de subsidiar a reflexão sobre a conjuntura brasileira a partir de temas caros à agenda pública recente: a democracia, os dilemas enfrentados pelas grandes cidades, a cidadania e o contexto de ampliação dos direitos; (2) na segunda parte, serão abordadas algumas das mais influentes reflexões sobre o Brasil contemporâneo produzidas pelo mundo acadêmico, tomando como norte o debate sobre o “lulismo”, suas críticas e consequências, bem como a reflexão sobre a existência ou não de uma nova classe média no Brasil e seu impacto na organização da sociedade; (3) na terceira parte o objetivo do curso é discutir as manifestações ocorridas em junho de 2013, analisando, a partir de algumas interpretações produzidas no decurso dos fatos, seu sentido e suas consequências para o país. O curso trará, aqui, dentre outras, as categorias do “pemedebismo” e do “precariado” como forma possível de apreensão dos episódios vividos no Brasil recente; (4) por fim, o curso discutirá a crise do governo Dilma Rousseff, analisando o processo que levou ao seu impedimento e os possíveis caminhos a serem seguidos. Assim como no restante do curso, nesta unidade serão mobilizados argumentos conflitantes acerca dos fatos, sempre tendo como norte a disputa que se dá no tocante ao futuro da democracia brasileira. Nesse sentido, um dos objetivos da disciplina é subsidiar os estudantes na interpretação e na construção de análises de conjuntura, exercício caro às Ciências Sociais em tempos de crise, quando, ao lado da perspectiva analítica, instaura-se a aberta pretensão de conferir sentido e direção aos fatos.”

Clique aqui para visualizar o programa analítico.

(Fonte: Luiz Filipe Araújo Alves)