Mensagem do DPD ao Dia Internacional das Mulheres

Há muito pouco tempo, as mulheres precisavam de autorização para trabalhar, há muito pouco tempo, as mulheres precisavam de autorização para receber herança e administrar seus recursos financeiros, há muito pouco tempo não podiam as mulheres votar e ser votadas. Nesse sentido, hoje é um dia de comemoração e o Departamento de Direito comemora neste dia os direitos que foram conquistados pela luta das mulheres. Mas a luta continua e neste dia de luta ainda temos a triste realidade da violência contra as mulheres no Brasil e no mundo, ainda temos a triste realidade da desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, ainda temos a triste realidade de viver em uma sociedade onde a vítima de uma violência deve explicar-se perante a sociedade, que ainda as julga pela roupa que estavam usando, pela quantidade de parceiros que tiveram ao longo da vida, ou pela forma que se colocam socialmente. No curso de Direito da UFV, esperamos alcançar, para além de uma educação jurídica de qualidade e excelência, uma educação jurídica que se atente para as desigualdades de gênero, uma educação jurídica que critique o status quo e que, assim, forme profissionais que estejam aptos a não reproduzir violências de gênero e outras violências. O Departamento de Direito parabeniza as mulheres docentes, discentes e servidoras técnicas administrativas pelas lutas já travadas e solidariza-se com as lutas que ainda estão por vir! Que vocês continuem lutando pelos direitos das mulheres e por um Direito sem machismo, sem racismo e sem opressões!

Profª. Débora Fernandes Pessoa Madeira

Chefe do Departamento de Direito