Mensagem à Comunidade Acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa

Neste 11 de agosto, o Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa se une às dezenas de manifestações e atos em defesa do Estado Democrático de Direito, da Democracia e do Processo Eleitoral.

O Estado Democrático, resgatado com a promulgação da Constituição de 1988, como revelado em seu preâmbulo, é “destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”.

Nosso estado de coisas atual, em que assistimos a cortes orçamentários sucessivos em áreas prioritárias, como saúde e educação; ataques constantes às Instituições; propagação de notícias inverídicas lançando dúvida sobre processos democráticos, como os constantes ataques ao processo eleitoral brasileiro e às urnas eletrônicas; o aumento da pobreza do povo brasileiro; o aumento da intolerância e da violência política; todos esses fatores revelam que os valores consagrados na Constituição não têm sido observados.

É preciso reverter esse quadro e resgatar o respeito e o zelo pela Constituição Federal. O único caminho para tornar isso possível é defender a soberania popular e as eleições contra os ataques dos que buscam enfraquecer o compromisso da sociedade brasileira com esses valores fundantes, espalhando dúvidas e fazendo ameaças de ruptura institucional.

Os professores do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa, abaixo subscritos, expressam aqui o seu renovado compromisso com a defesa incondicional desses valores.

Débora Fernandes Pessoa Madeira
Chefe do Departamento de Direito