VII Congresso de Temas Emergentes: Direito Como Tecnologia Social

O Diretório Acadêmico do dia 08 de dezembro (D.A.8), em parceria com o Departamento de Direito da UFV, com orgulho anuncia o 7° Congresso Nacional de Temas Emergentes de Direito (CNTED). Esta edição trata do tema “Direito como Tecnologia Social”. A proposta do evento é retomar e ressignificar a noção do direito e dos mecanismos de efetivação dos direitos fundamentais como tecnologias sociais. Para isso é necessário superar o senso comum de que a tecnologia seria apenas a aplicação de um conhecimento científico para a produção de um maquinário ou de um equipamento, como na indústria ou na computação. O direito como uma tecnologia social pode minimamente evocar quatro acepções possíveis: a tecnologia do direito enquanto técnica e sinônimo de tecnologia (1); enquanto parte do resultado do conjunto do desenvolvimento histórico de uma sociedade – neste sentido, um estágio tecnológico (2); enquanto filosofia do direito como “logos” e reflexão de uma técnica e em conexão com uma filosofia da tecnologia (3); e, por fim, enquanto uma ideologia de uma técnica (4). Ao criar técnicas e operar técnicas, o direito produz tecnologias que regulam outras tecnologias. Pensar o direito como uma tecnologia social oportuniza refletir sobre as possibilidades de usos e de transformações do direito e da sociedade por meio de técnicas específicas que permitem avanços, mesmo que com riscos, orientando-se por valores estimados e considerados em uma comunidade política.

Data Limite

Submissão de trabalhos: até 3 de abril
Comunicação sobre resultados: até 7 de abril

Inscrições

Poderão se inscrever alunos de graduação, pós-graduação ou pesquisadores, individualmente ou em coautoria, que desenvolvam temas relacionados com a proposta acima descrita.

Forma de Solicitação

Para proceder com a inscrição, favor enviar e-mail para hermeneutica.retorica@gmail.com com título, resumo de até 500 palavras, até 5 palavras-chaves e até 5 bibliografias mais fundamentais para a pesquisa. O(s) pesquisador(es) deve(m) enviar links para o Curriculum Lattes dos envolvidos juntamente com a proposta. Após a divulgação do resultado os representantes dos trabalhos aprovados devem proceder com a inscrição ao congresso.

Outras informações poderão ser acessadas no Edital.

Fonte: Esther Magri de Souza

Estudante de Direito