Horários de 2016-2, disciplinas optativas e observações sobre o plano de estudos

Prezados discentes,

Na planilha abaixo seguem os horários do curso de Direito em agenda semanal. Todos poderão perceber que as turmas possuem horários em posições distintas para evitar ao máximo o conflito de horários.

– Planilha de horários do Direito UFV para 2016-2:

As informações no site do Registro Escolar ainda não foram completamente atualizadas, mas tenderão a permanecer no modo da planilha. Ainda informo que as informações do Catálogo de Gradução de 2016 estão incompletas, pois houve uma mudança de sistema para o cadastro de disciplinas da Pró-Reitoria de Ensino.

Todavia, destaco que podem ocorrer mudanças de horários das disciplinas obrigatórias, mas na medida do possível dentro da moldura dos horários das turmas. Por outro lado, as disciplinas optativas, incluídas as disciplinas de Grupos de Estudo, poderão ter oferta alteradas de acordo com a disponibilidade do professor e interesse do Departamento.

Para esclarecer as mudanças do próximo semestre, segue abaixo uma tabela com os novos códigos a partir da nova matriz. Sugiro que pesquisem pelo código antigo, pois ocorreram mudanças nos nomes das disciplinas.

– Tabela comparativa entre códigos antigos e novos.

Quanto aos planos de estudos, informo que apenas os Orientadores Acadêmicos, que figuram em lista disponibilizada no site do DPD, poderão proceder com os planos de estudo de seus orientandos. Pois se trata de atividade administrativa regulada por resolução própria do CEPE com membros nomeados pelo Centro de Ciências. Destaco que o sistema do Registro Escolar também não foi plenamente atualizado com os pré-requisitos de ambas matrizes curriculares. Portanto, nos próximos dias ainda ocorrerão alguns problemas. Neste sentido indico que a grande maioria dos planos de estudos na semana do dia 11 de julho.

Por fim, informo que semestre que vem serão ofertadas as seguintes discipinas optativas:

Grupos de Estudo:

DIR 308 – Dianoia em Retórica Jurídica – Prof. Luiz Filipe Araújo (com participação do Prof. Carlos Augusto Mota)

DIR 309 – Pensamento Político-Jurídico em Kant – Prof. Paulo César de Oliveira (com participação do Prof. Luiz Filipe Araújo)

DIR 329 – Direito, Economia e Ambiente – Prof. Carlos Augusto Mota

DIR 338 – Direito Humanitário Internacional – Prof. Roberto Luquini

DIR 339 – Temas em Direito Constitucional – Profa. Raphaela Binato

Por se tratarem de novidades no curso, esclareço que os Grupos de Estudos terão metodologias ativas, com discussão de temas e textos previamente disponibilizados pelos professores, podendo ter seminários ou outras dinâmicas. Por se tratarem de disciplinas curriculares, estarão submetidas ao Regime Didático da UFV e terão no mínimo três avaliações como resenhas críticas, apresentação de seminários, memoriais, projetos ou artigos de conclusão de disciplina de acordo com o plano de ensino que será disponibilizado pelo Professor. Desde já, os interssados podem procurar os professors para maiores esclarecimentos. Os grupos de estudo por sua natureza terão vagas limitadas entre 15 e 20 alunos, de acordo com determinação do professor.

Disciplinas Optativas:

DIR 108 – Teoria do Precedente e da Legislação – Prof. Luiz Filipe Aráujo (com participação do Prof. Paulo César de Oliveira)

DIR 207 – T1 – Tópicos Especiais em Direito (Análise Econômica do Direito) – Prof. Guilherme Nacif

DIR 207 – T2 – Tópicos Especiais em Direito (Direito Processual)- Prof. Glaucio Inácio da Silveira

DIR 211 – Bioética e Biodireito – Prof. Guilherme Nacif

DIR 307 – Direito e Literatura – Prof. Paulo César de Oliveira (com participação do Prof. Luiz Filipe Araújo)

DIR 429 – Associativismo – Prof. Regel Ferraza

Cordialmente,