Curso – Alemão Instrumental para Ciências Humanas: uma história intelectual da cultura alemã

Oferecido pelo Grupo de Pesquisa “Hermenêutica e Retórica” o curso tem como objetivo introduzir os interessados na cultura e língua alemã voltada para a compreensão da história intelectual das ciências humanas, como por exemplo correntes de pensamento, autores/obras e conceitos fundamentais cunhados na tradição alemã. A partir dessa abordagem será possível trabalhar o vocabulário essencial e algumas questões linguísticas mais peculiares direcionadas para reconhecimento e leitura de textos. Portanto, não se trata de um curso de alemão nos moldes tradicionais ou seguindo o quadro europeu comum. Cada aluno poderá tirar proveito a partir do interesse e conhecimento que possuem da língua alemã.

O curso será ofertado em 15 módulos, com 3 módulos por semestre. Portanto, essa é primeira fase do curso. Vide abaixo o prospecto dos próximos semestres.

O curso será ministrado pelo Prof. Luiz Filipe Araújo, doutor em direito, com pesquisas na Áustria e Alemanha, desenvolvendo pesquisas em torno da História do Pensamento Jurídico, especialmente os pré-socráticos e a sofística, Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Hans Blumenberg, Vilém Flusser e outros autores da tradição alemã contemporânea; dedicando-se também à formação do pensamento jurídico brasileiro e sua inserção na tradição ocidental.

Objetivos Gerais:

– Apresentar os horizontes de formação intelectual da tradição alemã para as ciências humanas;
– Introduzir as principais correntes para a formação do pensamento contemporâneo a partir do eixo da cultura germânica;
– Reconhecer e compreender os principais traços do vocabulário filosófico-científico dos conceitos fundamentais que formam as ciências humanas de língua alemã e seus ecos em outras tradições;
– Familiarizar os discentes com as peculiaridades, história e polissemia de um vocabulário fundamental que percorre as ciências humanas;
– Dar acesso a traduções consagradas e inéditas do alemão para oportunizar arcabouço e matéria prima para a recepção crítica da história intelectual alemã.

Metodologia:

Curso presencial com aulas expositivas, com análise de textos, verbetes de dicionários conceituais e utilização de material selecionado pelo professor.

Avaliação e participação dos cursistas:

O curso tem como um dos elementos centrais a análise de vocabulário fundamental e suas variações conceituais dadas por um autor ou por uma tradição. A partir disso, uma vez discutidos os aspectos estruturais, históricos e semânticos, os discentes poderão ter como referência das atividades realizadas em sala a comparação com matrizes de resposta a partir de dicionários conceituais selecionados e disponibilizados pelo professor. Ao final de cada módulo, as atividades serão reunidas digitalmente em uma pasta compartilhada para a avaliação final do docente.

Disponibilidade: até 50 vagas.

Período de realização:
Encontro semanal de 60 minutos às quintas-feiras das 12:30 às 13:30
Início: 12/05/2022
Término: 28/07/2022

Expansão de oferta: Após a conclusão dos módulos presenciais haverá a gravação de uma nova versão do curso em formato EaD nos moldes da CEAD para veiculação na página da FACEV. Isto para que, caso novos alunos queiram se inscrever no curso presencial, seja possível o acompanhamento dos módulos anteriores e cursem os módulos subsequentes de maneira presencial. Portanto, será oferecido um segundo curso com em EaD.

Conteúdo – 2022-1

1 – Módulo 1: Aspectos introdutórios
1.1 – Introdução: metodologia, recursos e ferramentas
1.2 – Alemanha: tão jovem, e ainda tão velha (Rammstein – Deutschland)
1.3 – Raízes gregas e romanas: um exemplo do dicionário dos intraduzíveis (Barbara Cassin)
1.4 – História Semântica (Geistesgeschichte, Ideengeschichte, Wortgeschichte, Begriffsgeschichte
und Metaphorologie)
BONUS: Zettelkasten, máquina da fantasia: os exemplos de Hans Blumenberg e Niklas Luhmann.

2 – Módulo 2: Idealismo Alemão
2.1 – Immanuel Kant
2.2 – Johann Wolfgang von Goethe
2.3 – Georg F. W. Hegel
2.4 – Friedrich Hölderlin

3 – Módulo 3: Entre materialismo e pessimismo
3.1 – Escola Histórica e Historicismo
3.2 – Karl Marx
3.3 – Arthur Schopenhauer
3.4 – Friedrich Nietzsche

Encontros presenciais: PVA
Carga horária: 12 horas (4 horas/módulo).
Período de Inscrição: Até o dia 11 de maio de 2022.
Investimento (R$): 50,00 estudantes ensino médio e graduação / 100,00 público em geral por módulo.
Forma de pagamento via FACEV: Cartão de crédito em até 2 vezes.

Obs: O primeiro módulo será gratuito e ofertado como um evento de extensão. Clique aqui para visualizar o calendário.

Contato para informações sobre o curso: hermeneutica.retorica@gmail.com

(Fonte: Luiz Filipe Alves)