Informativo
Conferência de Encerramento da Cátedra Serras de Minas 2025
A Associação Serras de Minas anuncia a Conferência de Encerramento da Cátedra Serras de Minas 2025, que neste ano será ocupada pela Dra. Katya Kozicki, professora titular de Teoria do Direito da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
A abertura da Cátedra acontecerá no dia 12/12, sexta-feira, quando a professora Katya apresentará seu texto inédito “O que a democracia não é?”. No sábado, dia 13, seis comentadoras(es) reagirão ao texto apresentado. Neste ano, foram convidadas(os) para fazer os comentários ao texto da catedrática a Profª Claudia Maria Barbosa (PUC-PR), o Prof. Breno Baía Magalhães (UFPA), a Profª Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante (UFV), a Profª Bethânia de Albuquerque Assy (PUC-RJ), o Prof. Thomas Bustamante (UFMG) e a Profª Vera Karam de Chueiri (UFPR). No domingo, dia 14, a professora Katya reagirá aos comentários, proferindo sua réplica.
O evento será transmitido virtualmente e é gratuito para associadas(os) da Associação Serras de Minas, bem como para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ressaltamos que há isenção de pagamento para beneficiárias(os) de assistência estudantil.
A inscrição pode ser feita com o preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/KeAmSgaPbb54D4ke6.
Para garantir a gratuidade, é necessário anexar ao formulário o certificado de associação, o comprovante de pagamento da anuidade ou o atestado de matrícula da UFSJ. Mais informações sobre valores cobrados poderão ser obtidas no site da Associação. Serão concedidas horas extra-curriculares.
Este evento é realizado com o apoio da Fapemig.
Sobre a Catedrática
Katya Kozicki é Professora titular de Teoria do Direito da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, programas de graduação e pós-graduação em Direito. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1986) e também possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1988). Possui Mestrado em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Direito, Política e Sociedade (2000) pela mesma universidade. Visiting Researcher Associate, Centre for the Study of Democracy, University of Westminster, Londres,1998-1999. Visiting Scholar, Benjamin N. Cardozo School of Law, Nova York, 2012-2013. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do direito, constitucionalismo e democracia, direitos humanos, justiça de transição e jurisdição constitucional. É pesquisadora (bolsista de produtividade em pesquisa) do CNPq desde 2009. Membro da diretoria, pelo lado brasileiro, da Associação ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e Constitucional/ Associazione italo-brasiliana dei Professori di Diritto Amministrativo e Costituzionale. Coordenadora do Centro de Estudos da Consituição – CCONS/PPGD/UFPR (2022-) Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná (2017-2024). Senior Visiting Professor, Loyola University School of Law, Chicago/EUA, (bolsa CAPES/PRINT, 2023).
Sobre a Conferência de Encerramento da Cátedra Serras de Minas
A Conferência de Encerramento da Cátedra Serras de Minas de Teoria da Justiça e do Direito tem como propósito criar um espaço voltado à apresentação e discussão de trabalhos inéditos por pesquisadoras(es) brasileiras(os) com relevante contribuição acadêmica para a teoria do direito ou da justiça. Realizada anualmente desde 2018, a Cátedra busca fomentar a produção de teses originais em ambas as áreas, além de proporcionar às pesquisadoras(es) nelas inseridas(os) a oportunidade de discutir suas ideias de forma aberta, transparente e criteriosa com seus pares. Para cumprir esse objetivo, a Associação Serras de Minas escolhe, a cada ano, uma pesquisadora ou um pesquisador de destaque, por meio de indicação e votação entre os associados presentes em sua Assembleia Geral anual, para que apresente um estudo original destinado ao debate e, posteriormente, à publicação.
O evento se inicia com a conferência da pesquisadora ou do pesquisador que ocupa a Cátedra naquele ano, sendo seguida por exposições de debatedoras e debatedores convidados, responsáveis por apresentar comentários e análises críticas à fala da catedrática ou do catedrático. De caráter imersivo e centrada na discussão aprofundada de um texto de referência, a Conferência representa uma das principais inovações que a Serras introduz no debate intelectual brasileiro sobre direito e justiça. Ela já foi ocupada pelas seguintes pessoas:
Denilson Werle (UFSC) – 2018
Álvaro de Vita (USP) – 2019
Andrea Faggion (UEL) – 2020
San Romanelli Assumpção (IESP/UERJ) – 2021
Thomas Bustamante (UFMG) – 2022
Adilson Moreira (FGV/SP) – 2023
Ronaldo Porto Macedo Júnior (USP) – 2024
Confira em nosso site as obras que foram fruto da Cátedra Serras de Minas: https://www.associacaoserrasdeminas.org/services-9.
(Fonte: Associação Serras de Minas)




